Quem Somos

Associação Ka Djidja

O projeto nasceu a partir de um diálogo informal, entre pessoas da região de Monte Grande, em torno das potencialidades da região no que tange à criação de animais e à produção de queijo, no sentido de aproveitar essas potencialidades para dinamizar um turismo comunitário e gastronómico.

 

Trata-se, nesse contexto, de uma festa feita pela comunidade, de comunidade e para a comunidade. Esta lógica preserva a diversidade, mas coloca a comunidade como a principal promotora do evento, ao receber as pessoas de maneira natural, oferecendo-lhes o que se come e se faz no dia a dia.

 

A primeira edição da Festa do Queijo aconteceu durante os dias 24 a 29 de maio de 2022, em Monte Grande. O Programa contemplou workshops sobre o fabrico do queijo (Leite cru/leite pasteurizado) na Queijaria de Cutelo Capado e intercâmbio entre os criadores do Planalto Norte da Ilha de Santo Antão e os de Monte Grande, além de conversas à volta do queijo: saúde e nutrição animal, cuidados na produção do queijo, técnicas de cura artesanal, além da partilha de ideias em torno do desenvolvimento local.

 

A principal conclusão da festa foi que é possível conceber um desenvolvimento endógeno, em torno daquilo que a região de Monte Grande tem disponível e sabe produzir, potencializando o processo através da otimização das atividades sem perder a tradição. Essa festa, portanto, fortaleceu a visibilidade do queijo do Fogo no mercado nacional e o interesse das pessoas em descobrir novas experiências turísticas da ilha.

 

Para realizar esta Festa, foi constituída, em 2023, a ASSOCIAÇÃO KA DJIDJA, abreviadamente designada por “KA DJIDJA”, é uma associação não-governamental independente de todas as organizações partidárias, de fim não lucrativo e constituída por mulheres e homens que comungam dos objectivos definidos nestes Estatutos.


“Acreditamos que os sonhos não envelhecem e nunca morrem…”